O que são startups?
Startups são empresas tecnológicas que buscam desenvolver um produto ou serviço inovador, normalmente diretamente ligadas às novidades tecnológicas.
Uma das principais características das startups também diz respeito à forma de seu investimento, normalmente são financiadas por investidores que gostam da ideia e resolvem apostar no projeto em troca de lucros futuros ou participação societária.
Além disso, elas também possuem por característica o fato de que visam o escalonamento de sua produção, a possibilidade de replicar em grande escala rapidamente, apesar da incerteza com relação ao seu sucesso.
Com a forte evolução e presença cada vez maior da tecnologia em nossas vidas, as startups têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, mas, por outro lado, a forte concorrência e grande volume de empresas e ideias inovadoras, têm aumentado a concorrência.
Exemplos de startups que revolucionaram o mercado
Nos últimos anos o Brasil se tornou um celeiro de startups, com ótimos exemplos de sucesso nos negócios, como as chamadas unicórnios, que são as startups com valor de avaliação superior a 1 bilhão de dólares.
Felizmente, há diversos cases de sucesso no mercado brasileiro de startups bem sucedidas e que atingiram esse seleto status.
A título de exemplo, podemos citar o Ebanx, MadeiraMadeira, 99 Táxi, Nubank, Pagseguro, Ifood, Stone, Gympass, Loggi, C6 Bank, entre diversas outras que já atingiram esse valor e que podem se tornar unicórnio em breve.
Por que muitas startups não conseguem se manter no mercado?
Por óbvio que todas as startups que são lançadas possuem o mesmo objetivo e querem ter sucesso no mercado, porém, a realidade é que muitas delas não conseguem atingir esse objetivo.
Para que uma startup seja bem sucedida, infelizmente, não basta ter apenas uma ideia de produto ou serviço inovador, é necessário agregar também outras características necessárias a todo empreendimento.
Nenhuma empresa tem chance de atingir o sucesso sem ter uma união de boas ações, desde um bom produto ou serviço, mas tão necessário quanto, é preciso ter uma administração eficaz, um bom planejamento financeiro, tributário, estratégico, comercial, operacional e societário.
Sem essas bases, dificilmente alguma empresa consegue se manter no mercado por muito tempo, pois para que um bom projeto se torne um negócio bem sucedido, necessariamente é preciso ter muito mais do que uma boa ideia.
E justamente nesse planejamento administrativo, financeiro, organizacional, é que muitos empreendedores acabam falhando e prejudicando boas ideias, que poderiam ter chances de se manter no mercado, mas não conseguem dar continuidade ao negócio.
A falha no planejamento e administração eficaz do negócio é a principal causa do fechamento da maioria das startups, pois, sem um negócio bem administrado, nenhum investidor tem segurança e interesse em financiar o projeto da empresa.
Qual a porcentagem de startups falham e vão à falência?
De acordo com fontes como o Sebrae, infelizmente as startups que conseguem ser bem sucedidas e se manter no mercado são exceções, a grande maioria, 90% acabam fechando.
10 razões mais comuns que levam a falência de uma startup
Claro que quando um negócio não dá certo, não há apenas um fator que gera o insucesso, sempre há um conjunto de erros que acabam resultando no fechamento da empresa. Vejamos alguns:
Ausência de planejamento
A ausência de planejamento ou sua realização errada é uma das principais causas de fechamento das startups, pois sem o planejamento geral do negócio, a empresa como um todo fica sem rumo.
E o pior cenário para uma empresa é a falta de administração, pois reflete em todo o negócio, não se investe onde é necessário, não há controle de entrada e saída de recursos, investimento em mão de obra correta, descontrole financeiro e o resultado é o fechamento da empresa.
Para que a startup tenha bons resultados, mais do que uma boa ideia, é preciso ter noções de empreendedorismo, administração empresarial, pois essa base é que fará com que a ideia seja bem sucedida ou não. Por exemplo, saber qual o melhor tipo societário para sua startup é um dos primeiros passos. Existem diversas opções, cada uma com sua vantagem dependendo do nicho em que se deseja investir. Você pode conhecer mais sobre este assunto em nosso artigo, aqui.
O planejamento tributário também é fundamental nesse processo, pois a organização tributária, além de proporcionar economia à empresa, ainda gera mais segurança ao investidor. Possuímos um conteúdo completo sobre este tema aqui,
Momento incorreto para lançamento
A experiência do empreendedor é tão importante para o negócio que o lançamento incorreto de um produto, por melhor que seja, pode ser determinante para o seu sucesso no mercado.
Isso porque, um ótimo produto lançado no mercado em momento errado, pode interferir diretamente no seu sucesso ou insucesso.
Ignorar opinião de consumidores
Outra importante visão que o empreendedor precisa ter no seu negócio é ter a leitura da necessidade de mercado, considerar a opinião dos consumidores, afinal de contas, o produto ou serviço é lançado para os consumidores.
Portanto, nada melhor do que a opinião do público alvo para aferir se o produto ou serviço precisa ser adequado às necessidades de mercado ou não. Ignorar a opinião dos clientes é um erro grave e certamente vai culminar no fracasso do negócio.
Marketing inadequado
Não basta ter um ótimo produto ou serviço, ser inovador, atender as necessidades de mercado, trazer melhorias aos consumidores, se não se consegue divulgar adequadamente ao público alvo.
O marketing é tão ou mais importante do que o produto propriamente dito, pois um bom marketing pode fazer um produto ou serviço regular ser um sucesso de vendas, mas um ótimo produto ou serviço sem um bom marketing, não será comprado.
Produto sem modelo de negócio
Requisito necessário para qualquer negócio é o planejamento. É o primeiro passo a ser realizado antes de iniciar o negócio, quando a ideia ainda é um projeto no papel, é realizar um modelo de negócio.
Nele, o empreendedor vai realizar uma pesquisa de mercado, identificar o público alvo, se o produto ou serviço atende a demanda, qual a diferença para os concorrentes, quanto custará, como será divulgado, enfim, é com base no planejamento do modelo de negócio que se baseará a criação e desenvolvimento da empresa.
Produto sem funcionalidade
A grande concorrência e a busca incessante pela inovação precisam ser realizadas com muita cautela, pois é preciso ter em mente sempre que o produto ou serviço a ser criado, precisa ser demandado pelos consumidores, ou seja, deve ser interessante o suficiente para que as pessoas comprem.
Por isso, a funcionalidade, o diferencial do produto ou serviço precisa atender uma demanda. De nada adianta criar um serviço ou produto inovador, tecnológico, com custo baixo, se ele não é funcional, não há demanda para ele. Neste caso, a tendência, infelizmente, é de não dar certo.
Problemas com preço do produto
O conjunto de variáveis necessárias para o sucesso de um negócio passa diretamente em um dos principais pontos de qualquer produto ou serviço, o seu preço.
Ele é determinante para a continuidade da empresa, de nada adianta ter um ótimo produto ou serviço, inovador, ter uma excelente campanha de marketing, funcional, ter alta necessidade de mercado, se o preço é muito alto, inviabilizando a venda, de modo que fique fora da realidade dos consumidores.
O preço do produto precisa levar em consideração todo o seu processo, do início ao fim, pois também de nada adianta ter um preço baixo, competitivo e dentro do que se aceita no mercado, se o preço de venda do produto é menor do que o seu custo ou que não dê lucro.
Toda empresa precisa de dinheiro para funcionar e ter um produto que não dá lucro é um fator crucial para a falência do negócio. Além disso, é necessário que seja observado o público que irá consumir o produto ou serviço, adequando o seu valor a esta realidade.
Equipe incapacitada
Outro ponto crucial que pode determinar o sucesso do negócio é a capacitação da equipe.
Nenhuma empresa consegue obter sucesso se a mão de obra das pessoas que fazem a empresa funcionar for desqualificada, invariavelmente todo negócio precisa de pessoas para operar e uma vez que depende delas, é preciso que sejam capazes de fazer suas atividades bem feitas.
Uma equipe incapacitada, sem estímulo, que não execute com qualidade suas atividades, resulta no fracasso dos negócios..
Dinheiro insuficiente
Quando se fala de empreendedorismo, startups, normalmente o foco acaba se concentrando no produto a ser criado e oferecido aos consumidores, mas, é importante lembrar que sem dinheiro, um projeto não sai do papel.
Um bom projeto só se torna um bom negócio se tiver recursos financeiros para custear a transformação de uma ideia em produto.
Portanto, para que o negócio tenha capital suficiente para o custeio do seu desenvolvimento, o empreendedor possui três alternativas. Possuir capital próprio, buscar recursos em bancos ou pessoas interessadas em investir no projeto do negócio.
A busca por capital em bancos é difícil para uma empresa em início de operação, pois não possui capacidade financeira suficiente para garantir ao banco que conseguirá pagar um empréstimo, o cenário é muito incerto e o custo é muito alto.
A melhor alternativa, para quem não tem a sorte de possuir recursos próprios para investir no negócio, é buscar investidores que gostem do projeto e queiram aportar recursos para financiar os negócios em troca de lucros futuros ou participação societária. Nesse aspecto, o Marco Legal das Startups trouxe inovações que valem a pena ser conhecidas.
Falta de necessidade de mercado
A visão de mercado do empreendedor é um item que faz a diferença no negócio, não basta ter a capacidade de inventar um produto ou serviço inovador, é preciso que ele tenha demanda pelos consumidores.
Se o mercado não precisar do produto, certamente não venderá e a empresa não conseguirá se manter, portanto, identificar a necessidade de mercado e desenvolver o produto para atender essa demanda é crucial para o sucesso da empresa.
Apesar de tantas dificuldades, como posso manter minha startup?
Como visto, para que uma startup ou qualquer outra empresa tenha sucesso, é preciso muito mais do que uma boa ideia de produto ou serviço, é preciso ter ou buscar em sócios e funcionários o conjunto de características necessárias para uma empresa ser bem sucedida.
Muitas vezes o sócio fundador, que cria o produto, não possui as demais características para administrar e gerir uma empresa, por isso, é preciso planejar muito bem como e quem complementará o conjunto de características necessárias para fazer a empresa se manter. Neste caso é sempre determinante o apoio de uma assessoria especializada em orientar de maneira multidisciplinar e experiente, a fim de que erros evitáveis não sejam o vetor de um possível fracasso.