O que é um analista de investimento ou analista de valores mobiliários?
O analista de investimento ou analista de valores mobiliários é a pessoa física ou jurídica que, em caráter profissional, elabora relatórios de análise de ativos, destinados ao público em geral, ou aos seus clientes.
Os relatórios de análise podem ser textos, relatórios de acompanhamento, estudos, análises sobre valores mobiliários específicos ou sobre emissores de valores mobiliários. Essas publicações visam auxiliar ou influenciar investidores no processo de tomada de decisão de seus investimentos.
A análise profissional deve ser feita sempre por um analista legalmente habilitado com o certificado CNPI emitido pela APIMEC, que é a entidade autorizada pela CVM.
Esse analista pode prestar serviços como autônomo, ou fazer parte de uma pessoa jurídica que atue na área financeira. Neste segundo caso, o serviço será prestado pela empresa, que deve ter também a aprovação da APIMEC para exercer a atividade de analista de valores mobiliários.
Qual a função de um analista de investimento?
O analista de investimento é responsável por fazer a análise criteriosa sobre aspectos econômicos, geopolíticos, examina o balanço comercial das empresas a serem investidas e também de seus concorrentes, transcrevendo esses fatos em relatórios que serão divulgados ao público ou distribuído a clientes para que estes estejam munidos de informações para a tomada de decisões.
O analista pode prestar informações sobre todos tipos de ativos e investimentos, tais como fundos de renda fixa, ações, fundos imobiliários e criptomoedas.
Desta forma, mediante estudo e uma análise criteriosa do sistema econômico global, é possível para o profissional – analista de investimentos – publicar fatos através de seus relatórios, para orientar e influenciar os interessados, passando confiabilidade aos clientes e expandindo sua atuação conforme o bom trabalho realizado.
Além disso, faz parte da profissão realizar análise contínua sobre os investimentos já realizados, ponderando a viabilidade da estratégia adotada de acordo com os interesses do cliente ou até mesmo de uma mudança de direção baseada nessa reanálise. Neste sentido, o analista de investimento, produz recomendações a partir da análise de fatos.
Qual a diferença entre a forma de análise de técnica e a fundamentalista?
Neste tópico do conteúdo vamos diferenciar a forma de análise técnica e a fundamentalista.
A análise técnica é aquela onde o profissional realiza uma pesquisa profunda de mercado através de análises técnicas sobre gráficos, buscando por sua vez desenvolver um método de previsibilidade quanto ao futuro daquele mercado e valor de seus ativos, estudando suas tendências de altas e baixas de preços, salientando sobre as hipóteses de ganho e perda, normalmente com foco no curto prazo.
Em contrapartida, a análise fundamentalista é aquela que estuda o fundamento do mercado financeiro, realizando um estudo crítico sobre aspectos econômicos, geopolíticos, analisando o mercado no qual as empresas estão inseridas, examinando o balanço comercial das empresas a serem investidas e também de seus concorrentes. Entre outras palavras é uma análise com característica mais aprofundada nos dados das empresas, com foco em médio e longo prazo.
As duas formas de atuação possuem objetivos distintos e trazem consigo resultados diferentes para necessidades igualmente diferentes de seus clientes.
A análise técnica é pertinente àqueles investimentos com objetivo de ganhos a curto prazo, oferecendo estratégias de investimentos rápidos, que podem durar dias, horas ou até minutos. Por sua vez, a análise fundamentalista é indicada para investimentos a médio e longo prazo, de semanas, meses e até anos, isto por possuir caráter mais criterioso e aprofundado sobre o mercado e as empresas a serem investidas.
Como são emitidos os relatórios de análise?
Os relatórios de análise são um compilado de informações sobre determinado aspecto do mercado financeiro, importantíssimos na tomada de decisões de uma empresa. Estes relatórios analisam desde projeção para novos investimentos até a avaliação de taxa de inadimplência.
Através desse tipo de documentos uma empresa pode demonstrar ao mercado o seu comprometimento com a saúde financeira da empresa e com o bom andamento do empreendimento. O objetivo aqui é viabilizar o acesso ao maior número de informações possíveis para melhor gestão do negócio.
Por isso, é importante que as informações contidas no relatório sejam precisas e claras. O relatório de análise também é utilizado quando da necessidade de fornecimento de informações a órgãos de fiscalização, uma falsa demonstração de resultados pode ser enquadrada como crime, podendo, os responsáveis, responderem penalmente por estes atos.
O que são empresas de Research?
As empresas que desempenham a função de analista de valor mobiliários costumam ser chamadas de research.
São empresas que realizam análises do mercado financeiro de maneira independente, oferecendo aos seus clientes relatórios de análises de mercado e investimentos. Promovem, dessa forma, conteúdo educacional a respeito do tema..
A ideia da research é ser base informacional para o investidor ou quem pretende investir, através de conteúdo educacional e disposição de relatórios detalhados feitos por profissionais. Os interessados, realizam um cadastro e contratam um pacote de assinatura dessas empresas, a partir disso podem utilizar todas as ferramentas disponíveis na plataforma da research, para concluir qual melhor direção a ser tomada quanto a seus investimentos.
É importante salientar que cada empresa de research possui suas particularidades e pontos de vista, caso em que podem ter visões diferentes sobre o mesmo investimento, por isso é importante escolher bem a empresa que se quer contratar, aproveitando os diferentes pontos de vista e tomando partido daquele que melhor se adequa a suas necessidades.
Centurion Research, conheça essa nova casa de análise! (https://www.instagram.com/centurionresearch/)
A Centurion Research entra no mercado financeiro como uma empresa brasileira que visa atender a todos os tipos de investidores, desde os mais conservadores aos mais arrojados.
A empresa surgiu da união de profissionais conceituados no mercado, sendo os sócios analistas com certificado CNPI focados unicamente nas análises e oportunidades do mercado financeiro, e os demais sócios focados na administração e marketing.
A Centurion tem o propósito de cobrir todo o mercado, desde o tradicional, que engloba as Ações, Fiis, Stocks, Reits, Renda Fixa, até o Mercado Criptoativos.
Além dessa análise abrangente, a Centurion pretende auxiliar seus clientes a aumentarem as suas rendas através das estratégias com Milhas Aéreas, as quais muitas vezes são perdidas ou desperdiçadas pelos titulares..
Segundo essa nova research, que chega ao mercado para elevar o nível das análises de no mundo dos investimentos, a liberdade financeira e a construção da riqueza, estão baseadas em 3 pilares: aporte, tempo de investimento e rentabilidade.
Os estudos propostos e a renda extra com milhas certamente ajudarão os investidores a incrementar seus ganhos!
Como abrir uma research ou empresa analista de investimento?
Para abrir uma research, é necessário atentar-se às regras e enquadramentos societários de praxe, especificar a atividade financeira no objeto social, bem como atender as exigências regulatórias impostas pela CVM, por meio da Resolução 20/2021.
Fundamentalmente, é necessário que a empresa conte com pelo menos um analista certificado, a saber o CNPI emitido APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).
A própria empresa, por sua vez, também precisa ser aprovada pela APIMEC. Uma dica importante é que a APIMEC pode auxiliar o interessado fazendo análise prévia do contrato social.
Com todos os documentos e enquadramentos necessários, a empresa receberá todas as aprovações, podendo operar no mercado!
Como obter o certificado CNPI?
Primeira precisamos definir o que seria esse certificado CNPI que é caracterizado por ser uma certificação, que por sua vez é administrada pela associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), que oferece um programa de qualificação para profissionais que desejam trabalhar com investimentos atuando no mercado financeiro e, mais especificamente, no mercado de capitais brasileiro.
A aprovação no exame de certificação aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) confere ao profissional aprovado o título de analista de investimento de valores mobiliários, que engloba, por exemplo, a possibilidade em recomendar a outros decisões inerentes a ativos da Bolsa de Valores, como ações, fundos mobiliários, ETFs, entre outros.
Como dito anteriormente, a certificação exige aprovação num exame aplicado pela FGV, que contém 60 questões de múltipla escolha, precisando o candidato acertar 70% das questões para ser aprovado, com duração de 2 horas.
Após a aprovação na primeira prova, existem mais dois exames, o exame de Conteúdo Global 1, que é pautado em questões fundamentalistas, e a prova de Conteúdo Técnico 1 com conteúdo técnico, ambas as provas possuem critérios de avaliação iguais aos do primeiro exame.
Importante frisar que para conquistar a certificação CNPI e estar apto a trabalhar como analista de investimentos de maneira plena, é preciso ser aprovado nos 3 exames descritos acima.
Como saber se a empresa possui analista de investimento certificados
É importante verificar se o profissional analista é realmente capacitado e reconhecido pelo mercado financeiro, uma vez que trata-se de uma relação que pode prejudicar, e muito, o investidor mal assessorado.
A APIMEC, Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, disponibiliza em seu site oficial uma lista dos profissionais aprovados nos exames e que possuem certificação para exercer suas funções como analistas de investimentos.
Bom, assim chegamos ao fim de mais um conteúdo, espero que tenha gostado do conteúdo!
Ficou com alguma dúvida? Fique à vontade para comentar e entrar em contato conosco!